Que obras te fizeram ser quem tu és? Parte I


Pegando o gancho do nome do meu blog, por sua vez roubado da obra de Mário Sérgio Cortella, acho que cabe aqui uma reflexão filosófica sobre literatura.


Alguns podem concordar mais que outros, mas sabemos que muito daquilo que nos faz ser quem somos, são as obras com as quais entramos em contato. Por obra entenda-se aqui não apenas livros - embora esse post se trate disso, logo mais vocês vão entender - mas os filmes, as músicas, as empreitadas em que nos metemos (e as enrascadas também), os seres humanos com os quais convivemos (que são eternas obras inacabadas, como nós).

Hoje, entretanto, quero falar da obra de literatura. Como desvendar os mistérios desses encantamentos?

Aprendi a gostar de ler tão logo aprendi a juntar uma letra com outra, uma palavra a outra e formar uma ideia no meu pensamento. Escrever veio depois, quando eu comecei a ouvir vozes de vidas querendo ser contadas, mas isso fica pra um outro dia, divago.

Muitos autores fizeram-me parte do homem que sou. O mais emblemático da minha infância foi o Marcos Rey, sem dúvida. Isso do lado dos brasileiros. Pouco depois, Sidney Sheldon me chegou às mãos. Digo que gostei de dele sem remorso, culpa ou vergonha. Ele era o Harry Potter da minha época, e serviu como trampolim para outros mergulhos, mais profundos. O bom da vida é justamente essa possibilidade de não ser uno. Assim, não me atenho num único sentido, nem num único caminho: as vezes parecemos vagar pelo mundo das letras, mas é nesse vagar que nos deparamos com grandes sopros de vida. Marcos Rey permanece até hoje em minha vida, com seus livros pra adultos, Sidney Sheldon não. Escolhas (?).

Alguns autores me tocaram cedo: Albert Camus, Machado de Assis, Nelson Rodrigues. E aos poucos outros foram se somando: Dostoiévski, Virginia Woolf, Katherine Mansfield...

Há momentos em que tudo o que a vida nos pede é um bestseller (assunto que também terá post próprio), e assim vieram vários: Dean Koontz, Stephen King, Dan Brown, Jeffery Deaver, Harlan Coben. Até Danielle Steel entrou nesse hall.


Recentemente, li alguns livros que têm sido vital pra reestruturar a forma como vejo a vida, quebrar velhos paradigmas e formar outros, ou apenas para chacoalhar minhas emoções. Se você ainda não leu A Elegância do Ouriço, de Muriel Barbery, Kafka à Beira-mar, do japonês Haruki Murakami, Homem Comum, do Philip Roth, Invisível, do Paul Auster ou Marilyn, últimas sessões, do francês (como a Barbery) Michel Schneider, e finalmente Fazes-me Falta, de Inês Pedrosa, leia-os. São livros para a vida. Livros dos quais você não sairá o mesmo para enfrentar um novo dia pela manhã, findada a leitura.
COMPARTILHAR:

+1

3 Comentarios "Que obras te fizeram ser quem tu és? Parte I"

  1. Oi Marco,
    Tenho o hábito de, vez em quando, garimpar o orkut de quem sei que tem bom gosto pra leitura, ou arte de um modo geral, e pegar nomes de livros ou mesmo de filmes os quais nao li/vi ainda. E eu já fazia isso no teu orkut, então quando vi o link do blog, imaginei logo que encontraria uma mina de ouro e não estava equivocada, parabéns!

    Glênia

    ResponderExcluir
  2. Oi Glênia... Que coisa linda de se "ouvir". Fico feliz e grato por isso. Pois venha sempre, comente sempre, compartilhe também. O essencial de um espaço como esse é, sem dúvida, o compartilhar. A beleza do mundo das palavras - e do mundo como um todo - não reside justamente aí? Sempre-bem vinda! Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Marco, você me fez pensar...realmente, acredito que a literatura é de suma importância na vida de todos....desde aprender a escrever corretamente, até te fazer pensar, questionar, criar a partir de outras grandes idéias ou mensagens...Pena que nem todos consigam "alcançar" essa necessidade!

    ResponderExcluir