Tempo, Tempo, Tempo


Você tem medo do que o futuro te reserva? Tem medo de que o tempo passe, e você fique - ou passe também, assim, só de passagem? Você consegue encarar o espelho e dizer: hoje eu estou linda, e não pensar, em nenhum momento, que o que você vê ali refletido um dia não mais será, que você terá uma outra imagem refletida possivelmente naquele mesmo espelho? Você tem medo de que a sua vida chegue ao final do ciclo, culminando com a Indesejada?

Se você respondeu sim à todas essas perguntas, parabéns. Isso significa que 1) você nega a morte e 2) que você pertence à espécie humana.

Bem-vindo à espécie.

Quem é meu amigo sabe: eu falo desse assunto com a naturalidade de quem fala, Estou com sede. Ou fome. Ou vontade de viver.

Nunca temi a morte. Algumas pessoas dizem que é porque, ainda por volta da minha terceira década de vida, estou longe dela. Lamento informar, mas eu nasci. Quero dizer com isso que, por estar vivo, já me posso colocar na condição de "um-dia-não-estarei-mais". Faz parte do fato de estar vivo. Já passei por situações-limite. Situações em que eu tinha tudo pra ter morrido, e estou aqui. E lembro claramente que, em cada uma delas, eu encarei o tranco. Não me fiz de vítima, nem tive medo. Na mais recente, eu apenas fechei meus olhos e disse, "deus, se você existir, só não me deixe virar um vegetal, pra dar trabalho a quem tiver que me regar todos os dias. Deixe-me ir". O fato é que eu não fui ainda. Vivi pra contar.

Desde muito pequeno, ainda sem nem ter muita noção de que estava vivo, achava a morte uma coisa normal. Isso lá pelos meus 7, 8, 9 anos. Sempre sofro quando perco alguém, seja um animal, um amigo, um parente. Mas não a ponto de achar que aquilo é uma injustiça.

Deus pra mim está nas pequenas coisas. No silêncio repleto de palavras, no sol que entra pela minha janela, na noite que me acolhe, no sorriso dos meus amigos, num livro que leio e me faz questionar valores ou que apenas me diverte com qualidade, num filme que assisto e me faz rever conceitos, encarar medos de frente ou me embevecem a alma, numa música cantada bem alto no carro, a caminho de qualquer lugar, e que me alimente o espírito.

Encarar cada pequena coisa, cada pequeno gesto, como um momento único - e aqui acho que o termo em Francês, unique, fica ainda mais bonito, porque em Francês essa palavra encerra um significado ainda mais profundo pra o que eu estou querendo dizer - , é a prova maior de que existir é a melhor coisa do mundo, embora não se saiba até quando, até que horas o relógio interno vai funcionar, até que instante a vida vai pulsar de dentro.

As vezes me pego pensando: qual será a última refeição que farei? Que livro deixarei na minha cabeceira como leitura inacabada (ou mais triste ainda: quantos maravilhosos autores deixarei de descobrir?), quem estará ao meu lado? O que terei eu planejado para aquele dia que jamais se concretizará?

É quando me dou conta que nada disso terá relevância. O que se leva da vida é a vida que se leva, e até meu momento chegar, é pela porta do deslumbramento, do olhar quase pueril perante a vida, que pretendo enxergar a minha existência. Com responsabilidades do homem que sou e me torno (melhor, quero crer) a cada dia. Mas nada como o olhar da criança para os grandes mistérios. Assim como a criança que teve a audácia de bradar, O rei está nu! Olhem, o rei está nu!, eu olho pra vida como uma criança é capaz de olhar para o fim: que fim, se ela nem sabe que começou? Nada como o olhar do ineditismo para nos renovarmos a cada manhã.

Convido-os a olhar a vida por essa mesma janela. Garanto que o medo da passagem do tempo demorará muito mais a se instalar. Afinal, que estamos envelhecendo a cada dia, todos sabemos. Que um dia deixaremos de envelhecer porque vamos nos unir a algo maior, também sabemos. O quando é que é a dúvida. Mas ao vivermos a vida buscando essa renovação diária, isso jamais fará de nós reféns do Tempo. E enquanto buscarmos atingir a perfeição, nossa razão maior de viver jamais se fará.

Que venha tudo o que tivermos pra viver, então.
COMPARTILHAR:

+1

1 Comentario "Tempo, Tempo, Tempo"

  1. Olá!
    Passei por aqui para te convidar para conhecer o BLOG UMA ESPOSA EXPATRIADA, onde alem de outras tantas ccoisas tb escrevi sobre o Tempo.

    http://umaesposaexpatriada.blogspot.com/2010/03/onde-esta-o-tempo.html

    Meu abraço,
    Renata C., UMA ESPOSA EXPATRIADA

    ResponderExcluir