Rosa Montero - Perfil Literário





















Nunca me faltou o que ler em casa, muito porque, sempre que eu queria um livro, eu tinha
três métodos: juntava a mesada, ganhava de amigos que já sabiam o que me faria feliz, ou fazia uma outra coisa escusa que não vale a pena mencionar aqui.

Mesmo assim, sempre ávido por novas descobertas, estava sempre a perguntar amigos sobre novos autores, novas fronteiras, novas possibilidades. Foi então que um dia, conversando sobre literatura com um colega de São Paulo, ele diz, Você conhece Rosa Montero? Não, quem é? Uma escritora espanhola. Você tem que ler. Comece por A Louca da Casa. Fui pesquisar sobre o livro, achei muito interessante. Foi então que começou minha história com Rosa Montero.

BREVE PERFIL

Rosa Montero nasceu em Madri, Espanha, em 1951. Estudou Jornalismo e Psicologia, tendo abandonado esta última no quarto semestre. Colaborou com alguns grupos de teatro independente, e desde 1976 é jornalista exclusiva do jornal El País, um dos mais importantes da Espanha. Em 2010, recebeu o título de doutora Honoris causa, outorgado pela Universidade de Porto rico. Publicou seu primeiro romance, Crónica del Desamor, em 1979, e desde então dedica-se à arte da palavra em tempo integral, como jornalista e escritora.

"Escrevemos para dar ao mal e à dor um sentido que sabemos que eles não têm".



Em geral, os livros de Rosa Montero tratam daquilo que nos torna humanos, da moral política, da ética individual, da sensibilidade que nos percorre, a necessidade do outro, a memória, a identidade. Tudo isso assomando-se a um humor marcadamente seu, e uma linguagem elegante e arrebatadora.

Foi sem saber de tudo isso que comecei a ler A Louca da Casa, um de seus livros mais famosos e premiados. Trata-se de um romance com características de memórias, no qual a autora reflete sobre o ato de escrever, e como isto é capaz de mudar a vida das pessoas. Nele, ela opina sobre vários escritores, e como eles ajudaram-na a construir a sua personalidade e sua própria vida. No entremeio dessas reflexões, Rosa não coloca uma trama que se sobrepõe a outra, o que torna o livro uma viagem ao mais íntimo de nós mesmos, com bilhete só de ida, posto que, uma vez que se mergulha no mundo da autora, aprendemos mais sobre nós mesmos, e este é um caminho sem volta.

Deste livro, passei para o extraordinário A Filha do Canibal, outro romance seu muito premiado.

Em março deste ano, Rosa Montero publicou Lágrimas en la Lluvia, numa inesperada incursão pelo gênero de ficção-científica. Segundo a própria autora, é um livro de aventuras, um livro que trata da eterna busca do sentido da existência, é um thriller existencial e da "tragédia básica do ser humano, que é a de ter tantos desejos e tão poucas possibilidades de cumprir-los". O livro se passa em 2109, em Madri, e parece ser mais uma obra magistral da autora, que juntou num livro aparentemente de suspense, uma trama profunda, com seu jeito característico de escrever e fascinar.



Recomendo, portanto, a leitura dos dois livros em Português mencionados acima. Descubram Rosa Montero, uma escritora contemporânea, que é pra sempre.

Assista a um vídeo da escritora falando sobre o seu novo livro neste link.
COMPARTILHAR:

+1

2 Comentarios "Rosa Montero - Perfil Literário"

  1. Eu particulamente estou fascinado com a escrita, elegância e humor de Rosa ( Ela já é de casa), e você ainda vem falar dela aqui? Sacanagem, viu?
    Espero um dia conhecer Rosa pessoalmente!
    E espero tão logo ler seu novo livro.

    Rosa Montero é uma rosa que está ai para nos mostrar, através da sua escrita, que, mesmo a vida sendo esse maravilhoso mistério, é preciso humor e leveza sempre, algo que, ultimamente,anda escasso.

    Inácio.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o texto, Marco, especialmente porque gosto da escritora - já leu o ótimo História do rei transparente? - e fiquei um tempão conversando com a Montero numa das Bienais, ganhei autógrafo e tudo! Ela é um amor, fala muito com o leitor, me disse muita coisa bacana. Foi ótimo.
    O link do livro: http://www.letraselivros.com.br/index2.php?option=com_content&do_pdf=1&id=128
    Abraços, meu amigo.

    ResponderExcluir